O Manual para a Vida – Epicteto
Uma parte da sociedade anuncia o tempo todo que podemos conseguir tudo o que queremos. Já outra parte consola e trabalha a estima daqueles que se frustraram tentando chegar lá. Os deuses ficam de lado e o eu toma o comando das situações.
Mas a realidade é que existem situações nas quais temos o controle e em outras não. Nesse resumo você aprenderá a identificar aquilo que depende e aquilo que não depende de você para chegar aonde se espera e alcançar o que tanto deseja.
O que está e o que não está sob o nosso controle
A sociedade e os livros de autoconhecimento nos colocam sempre em duas posições. De perdedor ou de ganhador. Mostrando que ambos os caminhos dependem totalmente de você. Mas será que essa é a realidade? Para entender melhor isso precisamos deixar claro que todas as coisas se dividem da seguinte forma. As coisas que estão sob o nosso poder e as que não estão.
As coisas que estão sob o nosso domínio são aquelas que resultam em nossas ações que sem impedimentos chegam até nós como por exemplo o pensamento, a vontade de adquirir ou evitar algo.
Já as ações que não temos controle são aquelas que nos limitam e são totalmente dependentes de outros fatores como por exemplo a natureza, a doença e o tempo. O ponto de partida para a tomada de qualquer decisão é pensar no que está ou o que não está sobre o nosso domínio. Identificando sempre qual é a natureza da situação. Muitas vezes o que assombra a vida do ser humano não são as situações e sim a forma que ele as julga.
Desprender-se e aceitar
Devemos nos desprender de qualquer julgamento sobre aquilo que não temos domínio. Quando nos colocamos como julgadores nos tornamos orgulhosos, não podemos ter orgulho daquilo que de fato não é nosso. Situações acontecem como devem acontecer. Aceitar essa verdade traz paz.
Tentar mudar a natureza de uma situação só a deixará mais conflituosa. Mas a maneira como lidamos com ela é que vai fazer a diferença. É necessário ter controle sobre as tomadas de decisão, concentre a sua energia nas respostas às situações. Pare, observe e analise. Saiba a hora certa de agir ou não.
Analise as situações da vida como um bom hóspede entendendo que nada é nosso de verdade. Tudo é emprestado e no momento certo será devolvido. Não se pode perder algo que não é nosso. Porém se algo está sob o seu domínio seja responsável.
O senhor de si
Você tem o poder de exercitar a sua mente para viver em harmonia com a natureza. E para isso é necessário abrir mão dos próprios desejos. Chega a ser estranho querer que os seus filhos, a sua esposa e os seus amigos vivam para sempre. Você está querendo algo que não tem como estar ao seu alcance decidir. Seja o senhor de si, a autoridade sobre aquilo que deseja ou não deseja.
Para isso é necessário estar com a mente livre e desprendida. Não deseje algo que não dependa de você. A vida é como uma peça teatral, cada um tem o seu papel em uma história. Atue da melhor forma possível sabendo que o elenco quem escolhe não é você.
O único caminho para a liberdade
Você pode ser invencível! Nunca entre numa batalha onde a vitória não está sob o seu poder. Se a situação está sob o seu controle então não há espaço para a inveja ou desconfiança há apenas um único caminho para a liberdade, desprezar aquilo que não está sob o seu poder não permite que as impressões te dominem.
Quando se quebram as taças de vinho
Está dentro do seu poder descobrir a vontade da natureza a partir dos assuntos sobre os quais não temos divergência de opinião. Por exemplo quando o servo de um homem quebra sua taça de vinho estamos todos prontos para dizer imediatamente. Tudo bem, isso acontece. Entenda que quando a sua própria taça de vinho é quebrada você deve se comportar do mesmo modo que quando a do seu vizinho é quebrada.
Correto é usar o mesmo princípio para assuntos superiores. Quando o filho ou a esposa de uma outra pessoa está morrendo. Todos falam. Esse é o destino de todos. Mas quando um dos nossos morre imediatamente lamentamos e praguejamos. Olha a vida de um modo mais leve. O que você pensa sobre o outro também serve a você.
Da conquista dos prazeres
Quando você imaginar algum prazer cuidado para não ser arrastado também por outras imaginações. Espere um pouco, dê uma pausa. Lembre-se de duas coisas. Quanto tempo você vai apreciar esse prazer? Por quanto tempo depois você irá se arrepender e se culpar por feito aquilo? Depois que fizer algo de que se arrependa sua consciência vai dar trabalho à você. Saiba pesar as consequências do que faz.
O papel de cada um
Se você tenta atuar num papel que não condiz com você. Não somente arruína a si mesmo. Mas também deixa de estar no seu lugar. Lugar esse em que poderia ter desempenhado com sucesso o seu papel. Lembre-se sempre de quem você é.
Acusadores
Quando alguém te critica ou te faz mal. Lembre-se que essa pessoa faz isso, porque pensa que está te ajudando a evoluir. Não é saudável seguir a opinião alheia sem saber o sentimento que permeia. Você não tem como saber se aquele julgamento é realmente verdadeiro. Portanto não sofra por incertezas. Se você quer ajudar alguém que te fez mal a ser uma pessoa melhor. Desconsidere a situação de acusação e mágoa. Tente olhar a situação de um outro ângulo. Lembrando que aquela pessoa que te feriu precisa de ajuda. Olhe com afeto fraternal assim você conseguirá ajudá-la a se levantar.
Riqueza e eloquência
Não é lógico pensar da seguinte maneira. Eu sou mais rico do que você, portanto eu sou superior a você. Eu sou mais eloquente do que você, portanto eu sou superior a você. É mais lógico pensar. Eu sou mais rico do que você, portanto tenho mais propriedades que você. Eu sou mais eloquente do que você, porque tenho uma oratória superior. Você é algo mais do que a sua propriedade ou oratória. Você não é aquilo que possui e sim o que carrega em seu interior.
Impressões
Se um homem tomar banho rapidamente não diga que ele se lava mal. Mas que ele toma banho rapidamente. Se um homem bebe muito vinho não diga que ele não sabe beber. Mas que ele bebe demais. Se você não souber o porquê ele age assim, não saberá fazer um julgamento apropriado. Se você fizer isso você irá apenas aceitar as suas impressões e nada mais.
Livre-se de falsas opiniões
Sejam quais forem os princípios que você decidiu seguir em sua vida. Considere-os como leis que caso quebradas o condenariam a vergonha. Mas não preste atenção naquilo que qualquer um fala de você. Porque isso está fora do seu controle. Se responsabilize por aquilo que somente você mesmo domine. Foque em você. Domine as suas reações e cresça.